Grupo Fritos

Grupo de Estudos de Música Corporal (Percussão, Voz e Movimento)

Documentários para fazer pensar

por Pedro Consorte.

___

TEDxCanoas – Eduardo Marinho – O que a razão não alcança (18min)

Eduardo Marinho faz arte para dizer o que pensa e como vê o mundo — o que não é pouco. Filho de família abastada, decidiu sair de casa, sem nada, em busca de um sentido para a vida. Resolveu experimentar o “não ter”. Sua família não aceitou e cortou relações, e a experiência virou situação…

___

A Educação Proibida (2h25)

(em castelhano com legendas em português) traz reflexões sobre as instituições educacionais atuais e as abordagens e alternativas em países de língua espanhola.

Diferente de outros filmes que são muito melodramáticos ou críticos sem apresentar alternativas, A Educação Proibida explora o tema de forma aberta e não cai no lugar comum de “modernizar” o processo educativo.

  ___

O Dinheiro Que Cura – The Money Fix (1h19min)

“O dinheiro interage com quase todos os aspectos da vida moderna. A maioria de nós assume o sistema monetário imutável, mas ele tem uma influência profunda e amplamente mal compreendida em nossas vidas. O “The Money Fix” é um documentário que explora o relacionamento das nossas sociedades com o todo-poderoso Dinheiro.

  ___

Nós que aqui estamos por vós esperamos – Marcelo Masagão (1h12)

Documentário brasileiro de 1998, dirigido por Marcelo Masagão.
oi premiado no Festival de Gramado em 2000 por sua montagem e no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e melhor montagem.

  ___

Documentário: A Carne é Fraca (53min)

A Carne é Fraca, melhor documentário já realizado no Brasil sobre o consumo da carne e suas conseqüências, é essencial para aqueles que buscam informações e uma arma para os defensores dos animais.”

  ___

Ilha das Flores (13min)

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.

___

Palestra inspiradora de Gary Yourofsky (1h10)

Palestra inspiradora de Gary Yourofsky, na íntegra, sobre direitos animais e veganismo, realizada na Universidade Georgia Tech, nos EUA, no verão de 2010. Ouça a esse sensacional palestrante que vai desmitificar mitos,inundar sua mente com fatos interessantes e ajudá-lo a fazer escolhas éticas para ter um coração e uma alma mais saudáveis .

  ___

Touch the Sound (1h30)

A documentary which explores the connections among sound, rhythm, time, and the body by following percussionist Evelyn Glennie, who is nearly deaf.

  ___

MAGNETIC WATER DOCUMENTARY (33min)

Water the most important and basic element on planet earth.. This video tell us about the miraculous technology and its Unbelievable positive impacts on human body, Agriculture and industrial areas..

____

RIP! A REMIX MANIFESTO

RIP!: a Remix Manifesto (RIP, um manifesto do Remix) é um documentário dirigido pelo ciberativista Brett Gaylor, e tem como foco principal a discussão acerca dos direitos autorais, propriedade intelectual, compartilhamento de informacão e a cultura do remix nos dias de hoje.

O documentário conta com presenças ilustres como a do produtor Gregg Willis, conhecido no mundo da música como “Girl Talk”, Lawrence Lessig, criador da Creative Commons, Gilberto Gil, então Ministro da Cultura no Brasil, o crítico cultural Cory Doctorow, dentre outros.

O filme foi lançado oficialmente em 2008, no Canadá, mas disponibilizou material online muito antes, através de um projeto criado por Brett Gaylor intitulado Open Source Cinema. O objetivo era que o filme fosse uma produção colaborativa, onde o público pudesse contribuir com material ou mesmo baixar, editar e remixar o filme de acordo com a sua vontade, seguindo a idéia da Cultura do Remix. O projeto foi um sucesso e ganhou muitos prêmios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: